Quando uma vela se apaga

Morreu a minha avó Justina. 

“É assim a vida”, “Já estávamos conformados”, “Foi melhor para ela que estava a sofrer”, “Já se sabia!” “92 anos afinal”!

Os chavões, porque se tem de dizer alguma coisa, mas também a tristeza, apesar de há muitos anos ela já não estar de certa forma entre nós. Esquecera-se de todos, ou de quase todos e vivia para o imediato, embora acreditasse que vivesse num tempo passado, um tempo em que ela nova, os filhos eram ainda pequenos e o marido vivo.

 

Um bom tempo? O Günther disse-me para me confortar que pelo menos ela tivera uma vida feliz. Será que sim? Penso nela sempre que tenho dificuldades porque acho que ninguém na minha família as deve ter tido tantas como a minha avó. Basta ver a dureza dos campos e a vida da Beira, o granito e o clima seco e frio de Inverno, as casas pequenas onde durante décadas ela teve que viver sem electricidade, água, nada. de luxos ou regalias. Os filhos quase todos de seguida, o trabalho, os animais, as pequenas pausas em torno do lume ou à soleira da porta e depois a solidão. Lembro-me das mãos calejadas sempre a fazer qualquer coisa,  mãos que não podiam escrever, porque escrever não sabia embora tivesse a capacidade de ler nas pessoas e nas situações o que ficava por detrás das linhas. Sim e pesar disto tudo um humor tenaz e sempre uma resposta na língua afiada. Isso fica comigo, bem como todos aqueles momentos especiais vividos com a minha avó do campo, de lenço preto na cabeça e olhar vivo, que sorria a maior parte do tempo, apesar de não ter tido provavelmente a vida bonita e tranquila que merecia.

 

Enfim, hoje partiu, espero que para um sítio bom e bonito.

12.04.2011

Leave a Reply

