O nosso traje?

Recebemos um convite para ir a um casamento em traje tradicional e pediram-me que levasse o meu! O meu quê? Os austríacos perguntaram-me qual é o traje típico português e eu disse que, bem, assim de repente…. não temos.

Sorry, no go! Não temos vestidos de Heidi nem calças curtas de cabedal, ou casacos de cortes centenários com as cores e armas da região. Somos muito modernos. Talvez no Minho, mas ainda aí, não serão todos. Na Nazaré, as peixeiras…bom mas nunca iria a um casamento vestida de Nazarena, acho que a única vez que vesti algum traje tradicional foi o de saloia na festa de Carnaval da escola primária…

A única coisa que me ocorreu que temos de típico é a bata!…Sim a bata é uma coisa que se encontra por Portugal inteiro, embora não a possa considerar vestuário. Na verdade, a bata é a antítese da roupa. A bata é mais que isso, é o uniforme de um batalhão nacional muito especial: o batalhão das mulheres típicas portuguesas. Mulheres de mãos pesadas a esfregar a roupa na pedra, fazer cozido, matar galinhas, limpar o ranho do nariz dos putos, passar uma roupita a ferro em frente à televisão ir até ao mercado comprar umas nabiças, ou colher umas couves se estão na terra. É o uniforme dessas criaturas fantásticas que limpam, cozinham, fazem, amassam e não se cansam, apanham por vezes dos maridos, cuidam dos sogros e nunca nunca desistem!

Enfim, só por isso devíamos dar-lhe um outro estatuto, fazer-la sexy e atraente. Mas a mulher tradicional portuguesa não tem essas pretensões…é humilde e não pede muito…Bom mas a pergunta era qual era o nosso traje..não, não temos!

Assim, lá vou eu sem o nosso traje ao casamento, ver as austríacas nos Dirdln e os homens em Lederhosen.

 

2010


 

Leave a Reply

