Hoje faria 100 anos

 

2014-06-23 09.33.092Em Junho penso em ti. Penso em ti sempre mais quando os dias se alongam e o Verão espreita penso mais. Durante muitos anos continuei a fazer planos para o teu aniversário e a procurar prendas, esquecendo-me de que tinhas partido e relembrando-o depois com o vazio doloroso que ficou. ™Quando amamos, esquecemo-nos que as pessoas presentes na nossa alma podem já não estar junto de nós para nos aconchegar…

Fui então á procura das tuas recordações. Mas dei-me conta que tudo o que tenho teu aqui em Viena se reduz a isto, fotografias, bordados, as tuas recordações escritas durante anos num caderno vermelho…fragmentos, escreveste e em várias páginas escreves sobre a tua vida a partir do momento em que eu e a minha irmã entramos no teu mundo. Fragmentos que foram teus e se tornaram nossos.20140616_090806

Mas quando amamos não precisamos de recordações. Vives nas pequenas coisas, nas páginas dos clássicos que leio, nas rosas de santa tersinha que, tal como muitas flores, me recordam estares pelo jardim, quando tenho as crianças enroscadas em mim na cama, como nós fazíamos contigo em largas manhas de domingo, lembro-me de ti quando arrumo as minhas gavetas ou faço a dobra bem feitinha da colcha  e penso que por uma vez sorririas de orgulho por eu afinal não ser tão má “arrumadeira” e quando choro, como agora, porque quando penso em ti ainda choro.

Se aqui tivesses seria diferente. Se aqui tivesses eu não estaria tão sozinha e sabia que poderia sempre voltar a Lisboa e que alguém me iria abraçar. Presunções? Não, sei que sim. Na vida temos por vezes a sorte de ter alguém que lá sempre esteve para nós e eu tive-te a ti!

Como disse um dia o António Lobo Antunes sobre ti num livro dele que assinou para ti  “ À Dra. Adélia Barros que me deu mais do que ela pensa”. Tu que sempre amaste a literatura! Mas independentemente de ter sido o Lobo Antunes a dizer isso,  deste muito a muita gente sem saber, a mim, ao mundo, mais do que aquilo que pensaste.

E tudo isso fica para sempre. E o dia 23 de Junho também, por ser S.João e por ser o teu dia.

™

Leave a Reply

