Atrás do verniz

Está na primeira fila, como uma máquina fotográfica na mão e o orgulho que só uma mãe pode ter espelhado no rosto fortemente maquiado. Balança os caracóis louros várias vezes pintados e o vestido justo de zebra, a dar com os sapatos igualmente de listras e explica-me que a filha dela é a mais nova das finalistas do curso.

 

Curso em horário pós laboral, ela que só conseguiu o seu diploma de enfermagem aos 41 anos. Para trás fica tanta coisa! O orfanato de onde veio, o lar de freiras, o ex-marido e a sua violência gratuita que a fez perder uma gravidez  e depois esta filha que foi a alegria e o sacrifício total. Mas agora pode respirar um pouco. Ri-se sempre e é uma pessoa obviamente bem humorada e divertida. Rimos todos também e contamos piadas descontraídas quando a cerimónia de entrega dos diplomas termina. 

A filha herdou dela a força, a capacidade de trabalho com afinco, mas também o gosto pelos vestidos e maquilhagem. No frigorífico tem uma prateleira reservada aos vernizes para as unhas e diz com orgulho que tem cerca de 200 pares de sapatos e 9 metros de guarda-roupa.

E ela que começou no hospital como empregada de limpeza, limpou em bares e trabalhou onde pode para a criar. Depois foi conseguindo estudar e tirar alguns certificados, progredir e agora está na estação dos doentes com Alzheimer no maior hospital geriátrico de Viena. Se não é difícil? É melhor que no ambulatório, embora alguns colegas acabem por desenvolver esgotamentos, outras doenças e por vezes acabem mesmo com a própria vida. Sábados e domingos são dias como os outros, turnos da noite valem apenas 30 euros, mas é bonito, diz-me com os olhos pestanudos, olhos que já muito viram desta vida, a brilhar. Faz-se qualquer coisa de valioso e isso vale a pena. Esta noite vão ambas celebrar e nós com elas, pelo diploma e por tudo o que estas mulheres foram e são e que fazem pensar no quanto está por vezes atrás do verniz!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s