A alma das cidades

“Viena é assim, cheia de monumentos lindos e jardins perfeitos, mas sabes Mariana”, disse-me um amigo meu  realizador de cinema de uma país de Leste, “não tem alma. É uma questão de estilo. Em Lisboa, cada pedra da calçada conta uma história. O Tejo, a luz, as pessoas e a vida que falta aqui.” Sim, mas não se vive bem como aqui, disse-lhe eu, o que para quem filma histórias, é irrelevante.

Lisboa respira, conta histórias em cada esquina. Em cada olhar de quem passa e pisa as calçadas imperfeitas. Os estuques desmanchados a emoldurar as casas relembram os momentos passados, seja de que passado for. Há sempre ali  algo a recordar, uma saudade, uma ansiedade por um futuro que não virá. É um cliché o que eu digo, eu sei, mas é assim mesmo. O azul dos azulejos, do Tejo, do céu, o som dos cafés tirados pela manhã, olhares cansados das noites, que nunca são tão boas como ali, a mistura de gentes em cores e cheiros…é tudo tão cheio de alma!

Outra amiga francesa disse-me, por mais que seja bom viver em Viena, não há sequer um recanto onde me possa sentir especial…uma pracinha, um mercado, um momento, embora seja tudo tão bonito. E é verdade, pelo menos para mim também, apesar dos excelentes momentops ue passo aqui nos cafés, esplanadas em ruas pacatas. Em Viena não preciso de carro, tenho escolas e actividades ótimas para as crianças, as coisas funcionam, os transportes chegam a horas. os jardins e parques são lindos, pode-se passear durante horas sem ter medo de se ser assaltado,  andar de bicicleta pelas ruas floridas e do Danúbio no Verão, mas…há sempre o mas. Talvez o meu amigo tenha razão. Lisboa é apara os que gostam de sonhar e contar histórias e desta vez, não fui eu que o disse…

 

 

Leave a Reply

