Á espera de um bébe

Há dias em que me pergunto como é possível que uma pessoa se mova  quando alguém dentro de si mesma tem um joelho enfiado nas nossas costelas e um pé no nosso fígado e esse alguém é uma pessoazinha, encaracolada dentro de uma bolsa de águas a chupar provavelmente num dedinho, enquanto consome o meu pequeno almoço através do cordão umbilical. Estar grávida tem destas coisas…é mágico, mas também muito pouco confortável.

Para além disso, também coloca outros desafios! Nesta situação de expectante, as pessoas mais estranhas e diversas se acham no direito de se dirigirem a mim, tocarem a minha barriga, fazerem votos e prognósticos, comentarem o tamanho, o meu peso, o que como, o que bebo e o que deveria fazer e não fazer e fazer piadas do género, “eh!eh! parece que engoliste uma bola de basquete” ou pior, “de bodybalance…”

Hoje, estava eu a descer a rua com dois sacos cheios de detergentes, quando vejo as mãos de uma cigana romena dirigirem-se para a minha barriga pontiaguda e soltar uma ladainha de votos de felicidades. Vinda do nada, de lenço colorido na cabeça e com um ameaçador dente de ouro a brilhar entre os lábios enrugados. Oferece-se também  para me ler a sina e dizer-me qual o destino da minha criança, o que recuso assustada.

Também nos últimos dois dias, uma vendedora de uma loja perguntou-me se não ia ter gémeos, uma velhota chamou-me para perguntar quanto tempo me faltava e se era um menino, outros compadeceram-se do facto de eu estar grávida em pleno Julho, o que deveria ser obviamente proibido. Do correio à padeira, das vizinhas com quem nunca falamos a outras mães e pais das crianças do parque infantil, até aqui bastante transparentes. Eu e a minha barriga somos um pouco propriedade coletiva. É chato, mas também é engraçado. Afinal, é a prova que somos seres sociais e que inconscientemente ficamos felizes quando humanidade cresce.

A ver o que dirá o meu bebé!

29 de Julho de 2011

Leave a Reply

