Ilustração

Um fim de tarde de céus prateados com escassos laivos dourados a tentarem escapar as incontornáveis neblinas nocturnas. Um fim de tarde entre o mar bravo e os pomares. Um fim de tarde no verde forte da natureza, salpicado aqui e ali pela a frescura das casas brancas e bom… de alguns chalés de telhados pretos implantados pelos emigrantes retornados de França. Um fim de tarde no Oeste Português, entre as Caldas da Rainha e Leria, na região anteriormente designada como Beira Litoral.

Já houve mais fruta, já houve mais gente, já houve mais historias, já houve mais vida. Sigo pela borda de um riozito e vou observando como estamos longe dos campos ordenados austríacos, eficientemente produtivos. Ando nisto, quando o riozito se alarga numa espécie de charco e ali, como se fosse uma ilustração antiga, deparo com três lavadeiras. Sim, lavadeiras tradicionais, autênticas de pesadas galochas mas com as mesmas trouxas arcaicas que as lavadeiras dos presépio da igreja do Carmo, com as pernas grossas e ar decidido e muita muita roupa nas pedras brancas.

Fico a olhar e elas dizem-me boa tarde e continuam a tagarelar e a tirar a roupa dos sacos e a deitar-lhes Tide para cima. Será possível que em 2008 ainda se lave roupa no rio? Se sim porquê??? E o ambiente? Sim ,ok, as fábricas de louça poluem bem mais.

Não pergunto, não comento. Continuo o meu caminho e vou pensando que fundo é isto que tem de certa forma piada em Portugal, a coexistência das coisas mais incríveis possíveis e esta predominância das soluções tradicionais para problemas modernos. Faz-se uma horta entre dois prédios, plantam-se umas couves na varanda, criam-se umas galinhas num terrenozito que têm…Se tudo encarece, lava-se a roupa na o rio! Em suma, a necessidade aguça o engenho e a malta não fica à espera!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s