Chapinhar na lama e ser feliz

Os dias tornaram-se longos e verdes. Maio é, de facto, o mês mais feliz em Viena! Os jardins explodem em cor, as manhãs começam cedo e as noites caiem tarde deixando no ar o sentimento que a vida recomeça para todos! De repente, por todo o lado se vê gente e chega-se à conclusão de que afinal, Viena tem bem mais habitantes do que somos levados a crer durante os longos e pesados meses de Inverno: gente nos jardins a apanhar sol, gente nas esplanadas, gente na rua! Gente!!!

Nos parques infantis, atulhados de crianças e de pais, a miudagem brinca com uma energia fenomenal. Geralmente os pais eufóricos deixam-nos andar descalços e emporcalharem-se na lama e há mesmo parques com fontes e lagos para os miúdos chapinharem em grande, chamam-se “wasser spielplatz” ou seja, “parques infantis com água” e têm geralmente uma bomba de água e terra para se poderem formas autênticos lagos de água porca, uma delícia para aqueles pequeninos seres munidos de baldes e pás e muita imaginação!….

Acho curioso, pois nunca vi em Portugal os miúdos poderem fazer tanta porcaria juntos sob o olhar complacente dos pais e muito menos em espaços criados para esse propósito.Talvez seja a alegria de se poder sair à rua, o que não se pode fazer durante a maior parte do ano, ou talvez sejam formas diferentes de ser. Enquanto olho para a miudagem de pés sujos de lama a correr livremente no jardim, tenho que admitir que não estou mesmo a ver nenhum pai ou mãe portuguesa deixar que os filhos andem descalços pelo asfalto e se molhem em qualquer repuxo e depois se rebolem na areia suja de um parque infantil.

Eu que sempre tivera tanta vontade de me molhar nos largos repuxos de rega do jardins lisboetas e a minha mãe que sempre mo impediu!… O leque de possíveis resultados trágicos era vasto: não porque eu iria ficar constipada, suja, magoada ou todas em conjunto. A proibição demasiado categórica para ser desafiada! Assim, nunca perguntei se havia provas provadas que fosse mesmo assim, de que uns salpicos de água causassem uma pneumonia! É uma daquelas coisas que é assim porque é assim, uma daquelas coisas que não se faz porque não, como não se come o que cai ao chão, nem se toma banho de barriga cheia! É interessante vermos, quando cruzamos culturas, que afinal certas regras de ouro, têm outras interpretações…

Aqui chapinhar numa fonte pública e encher o escorrega de lama é possível e parece que ninguém pensou alguma vez que existissem os riscos que existem para as mães portuguesas. Por outro lado guinchar, dar gargalhadas altas e fazer em geral barulho para além desses espaços autorizados já não é possível, ou é mas toda a gente olha com ar escandalizado! Da mesma forma, quando se entra numa casa onde há crianças todos tiram os sapatos e se nós não os tiramos, somos convidados a fazê-lo com um tom de reprimenda (que porcos! parecem dizer os olhares dos donos da casa!)! Também não se pode andar de fato banho molhado nas praias ou piscinas e cada vez que mergulham os austríacos vão a correr mudar de calções com medo de ficarem constipados ou apanharem uma infecção urinária ou ambas!Assim, aqui também não há a vivalma que desafie estas regras: os pais falam baixo com os filhos, os miúdos são educados, não usam sapatinhos no chão de casa austríaca e emporcalharem-se é possível, mas nos parques de lama criados para esse efeito. Nos cafés não há guinchos de Cowboys e Apaches, mas também não ouvimos pais prometerem uma chapada ao Rubén Miguel por dá cá aquela palha.

Somos diferentes…mas numa coisa somos parecidos, acreditamos mais em regras que pensamos e só damos por elas quando somos confrontados por quem tem outras concepções de como andar por este mundo. Creio que os analistas da integração, imigração e afins devem seguramente ter uma análise mais sofisticada que eu, mas por agora, fica aqui apenas uma das minhas reflexões empíricas de quem vive entre Lisboa e Viena!Imagem

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s